terça-feira, 20 de maio de 2014

Liverpool - Um Capítulo Promissor

Há um consenso no futebol de que times grandes sempre serão grandes. Clubes gigantes, com história secular de títulos e conquistas, certamente continuarão no topo. Mesmo quando andam mal das pernas, chegando a amargar um jejum de títulos, a grandeza desses times se mantém, em alguns casos até aumenta.

Assistir o renascimento de um grande clube que andava sem brilho há algum tempo, para os amantes do futebol, é super gratificante. Todos passam a torcer para que o sucesso volte a fazer parte da rotina do clube, assim como em outros tempos.

Foi o que aconteceu com o Liverpool. Um dos maiores clubes da Europa, com mais de 120 anos de história, 20 títulos do campeonato inglês, 5 UEFA Champions League, entre outras façanhas, já andava sem brilho há algum tempo. Em contraste com os gloriosos anos 80, mesmo entre uma conquista e outra, o time da terra dos Beatles já não se mostrava mais uma potência européia, além de amargar um jejum de 24 anos sem um título do Campeonato Inglês.

Após alguns anos brigando por posições medianas no campeonato inglês, eis que o Liverpool volta a formar um time competitivo, mesclando jogadores jovens e algumas boas promessas com medalhões do time, como o lendário capitão Steven Gerrard. Mais que isso: o novo Liverpool valoriza o futebol ofensivo e bem jogado, agradando os verdadeiros amantes do futebol, que logo passaram a torcer pelo sucesso do clube na Premier League. Um roteiro quase novelístico.

Como as novelas costumam ter uma boa dose de drama, eis que o time que vinha embalado, rumo ao seu vigésimo título inglês, quebrando um jejum de 24 anos, tropeça inocentemente nas últimas rodadas e perde o título para o Manchester City. Para o drama ser completo, em um desses tropeços, diante do Chelsea, falha individual e crucial do seu maior ídolo, Steven Gerrard. Drama suficiente para deixar o torcedor desanimado? Não, muito pelo contrário! É o cenário perfeito para uma retomada triunfal rumo ao caminho de títulos que o time seguiu por tanto tempo. 

O grupo é jovem, motivado, tem bons valores e já conseguiu apresentar um bom futebol nessa temporada. Destaque para o uruguaio Luiz Suárez, que de rebelde promessa sul-americana, passou a ser um dos maiores atacantes do mundo nessa temporada, disputando inclusive a Chuteira de Ouro da Europa. Além dele, Sturrigde, pouco aproveitado no rival Chelsea, mas que no Liverpool passou a jogar o fino da bola; Raheem Sterling, jovem revelação do clube nesta temporada; Philippe Coutinho, brasileiro revelado no Vasco e que veio da Internazionale como incógnita, mas logo virou titular absoluto no meio campo; e, claro, o veterano Steven Gerrard, que muitos acreditavam estar em fim de carreira, mas que voltou a jogar no mais alto nível e contribuiu diretamente para a boa temporada do Liverpool.

Com alguns reforços (especialmente na defesa, setor ainda carente), mais experiência e entrosamento, é um time que pode sonhar, por que não, com uma grande campanha na próxima UCL. Portanto, o torcedor e os fãs de futebol só podem esperar dessa novela do Liverpool FC, mais um final feliz, como tantos outros que o clube já tivera.



0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.