sábado, 19 de abril de 2014

Brasileirão 2014: Previsões e Análises

Finalmente! Os contestados estaduais terminaram e o nosso querido Arredonda está de volta cheio de novidades! Para a retomada, fizemos uma análise de todos os times que disputarão a série A em 2014 (infelizmente, sem a Lusa). Como já é tradição no nosso blog, costumamos acertar bastante, e para que continuemos confiáveis, colocamos nossos colunistas para quebrar a cabeça e decidimos avaliar de 0 a 10, todos os clubes nos seguintes critérios:
  • Time Titular (base) – PESO 3
  • Tamanho e Qualidade do Elenco – PESO 2
  • Peso Histórico – PESO 2
  • Recursos para Contratações Durante o Campeonato – PESO 1
  • Técnico – PESO 1
  • Fase Atual – PESO 1

As notas de todos foram somadas e a média final em cada quesito foi considerada para chegar a uma pontuação final que poderia ir de 0 a 100. Vamos aos resultados.

OS FAVORITOS

O atual campeão é quase uma unanimidade. Líder nos quesitos “Fase Atual” e “Tamanho e Qualidade do Elenco” o Cruzeiro aparece como o time a ser batido em 2014, pois, além de manter a base do time campeão em 2013 ainda teve alguns reforços. O que pode atrapalhar o time é algum tipo de tropeço ou foco excessivo na Libertadores.


Com novas arenas, o Internacional e o Grêmio possuem elencos e times dignos de assustarem qualquer adversário. Apesar de o campeonato gaúcho não servir de parâmetro para muita coisa, é impossível desprezar um time comandado por Abel Braga e D`Alessandro, que passou por cima do timaço do Grêmio, que, mais argentino do que nunca, não vem encontrando dificuldades na Libertadores.

Ninguém parece acreditar muito nos paulistas, principalmente depois do vexame no estadual, mas fatores como o "Peso Histórico", técnicos de ponta e elencos com muita qualidade fazem de Santos, São Paulo e Corinthians candidatos ao título e a uma vaga na Libertadores da América.

OS LUTADORES

Atleticanos e Palmeirenses, não fiquem bravos! Apesar de parecerem muito mais fortes em 2014 do que em anos anteriores, ainda falta algo a mais para lutar pelo título do Brasileirão. O Galo tem um presidente da velha guarda, que considera ele mesmo como o “marketing do clube” e uma Libertadores em disputa, além de um péssimo retrospecto na competição nacional. Já o Palmeiras, tem uma diretoria que vem corrigindo os erros de todas as anteriores, com uma gestão séria e profissional. Parece finalmente se acertar fora de campo. Mas mesmo no ano do centenário, o elenco não tem tantos grandes nomes quanto os favoritos ao título, mas ambos podem brigar por Libertadores.

Fluminense e Flamengo sempre podem dar trabalho pelo peso da camisa. O Fluminense nem era para estar aqui em 2014, mas já que está, com Conca, Jean, Fred, Wagner e surpresas que aparecem vindas da base, podem lutar por vaga na Libertadores. Esperava-se mais do Flamengo na Libertadores, pois, no papel, o time é bom. Quando se trata de Flamengo e Fluminense, podemos esperar a briga pela vaga na competição continental, mas também não ficaríamos surpresos com uma eventual briga pelo rebaixamento.

OS COADJUVANTES

Após um começo de ano bastante tumultuado em Curitiba, os dois times possuem uma boa estrutura e alguns bons jogadores, que parecem ser suficientes para manter os times sem perigo de cair, mas ao mesmo tempo, é bem complicado que briguem por alguma coisa no final do ano. Vale lembrar que esse é o último ano de Alex, um dos maiores craques do futebol Brasileiro, por isso vale a pena ver o Coritiba vez ou outra. O Botafogo parecia que cresceria esse ano, mas o atraso de salários, a mudança de técnico e um elenco que muda a cada semana fazem o time de Nitéroi não ser candidato a absolutamente nada.

OS DESESPERADOS

Sete clubes ficaram abaixo dos 50 pontos (de 100 possíveis), e com isso, são credenciados à briga para se manter na primeira divisão em 2015. Briga que promete. Alguns clubes, apesar do orçamento reduzido, buscaram contratações pontuais e tiveram um bom início de ano, como é o caso do Figueirense e do Bahia, campeões estaduais, mesmo assim, seus times não parecem fazer frente aos grandes do Brasileirão. A nossa surpresa negativa fica por conta do Vitória, que apesar de manter Ney Franco, tem um elenco bem limitado, e se não se cuidar, vai brigar com o Chapecoense para não terminar na lanterna.

E aí ? Você concorda com a nossa previsão ?

Que comecem as pelejas! 

1 comentários:

Danilo Picucci disse...

Apesar das previsões, acredito que o Criciuma vai ser uma surpresa esse ano!
E torço para que o Chapecoense se mantenha e de sequência ao excelente trabalho que vem fazendo nos últimos anos.

23 de abr. de 2014, 02:12:00

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.