segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Seleção Olímpica 2012 - A Prata, novamente.

Esse sábado assistimos a final masculina do futebol, onde a nossa Seleção Olímpica, comandada por Mano Menezes foi derrotada, e novamente o Brasil ficou sem a tão sonhada medalha de Ouro, o único título 'expressivo' que a amarelinha não possui.

A Campanha

A Seleção não fez feio, apesar de ter sofrido em alguns jogos que deveriam ter sido mais fáceis, a campanha foi boa e tenho certeza que alguns jogadores saíram satisfeitos de Londres, jogadores como Rômulo, Leandro Damião e Hulk fizeram jogos consistentes e com certeza não serão esquecidos, no futuro, pelo treinador da Seleção.
O time começou a campanha pressionando e assustando os adversários, não a toa, nos 3 jogos da fase de grupos marcamos gol nos primeiros 20 minutos de partida, impondo ritmo de jogo e controlando o meio campo.
Na fase seguinte, o Brasil não conseguiu impor essa pressão em nenhum dos jogos, contra Honduras, vimos um time tecnicamente inferior dominar o meio campo e atacar o jogo todo nas avenidas que existiam nas costas de Marcelo e Rafael, o Brasil teve que buscar o empate duas vezes e finalmente virar o jogo. Méritos para Leandro Damião, que dominou o ataque brasileiro.
O jogo contra a Coréia do Sul foi considerado pela maioria como o pior momento da seleção, apesar da vitória por 3x0, o time de Mano Menezes foi completamente dominado boa parte do 1º tempo, e graças ao Thiago Silva o time conseguiu segurar as pontas na defesa. Novamente Damião brilhou no ataque.
Neymar, com marcação tripla na Final
Contra o México, a seleção teve o azar de começar atrás devido a um erro de imaturidade do Rafael, mas o maior problema foi a falta de criatividade brasileira, os volantes e a defesa do México impediam toda a criação de jogadas brasileiras e o talento individual era anulado por marcações duplas, as vezes triplas. Com uma seleção inferior tecnicamente, mas superior taticamente, o México venceu o Brasil por 2x1. E finalmente ficou nítida a incapacidade de Mano Menezes de mexer no time de forma a superar uma adversidade, a entrada do Hulk foi apenas uma correção, já que Alex Sandro entrou jogando adaptado em uma posição que ele desconhecia, e as outras duas alterações foram inúteis, colocando mais gente no ataque(Pato e Lucas) e deixando o meio de campo sem criação de jogadas, que era o que o Brasil precisava.

O Time

Quanto ao elenco, houveram pontos positivos e pontos negativos. O time não está tão longe do possível elenco da Copa do Mundo de 2014, ainda faltam confirmar algumas posições e obviamente os reservas do elenco, mas não tenho dúvidas que o Mano já tem um time basicamente definido na cabeça.

Obviamente um goleiro mais experiente será convocado, Neto e Gabriel ainda precisam evoluir muito para realmente serem goleiros de Seleção. Infelizmente o Rafael perdeu uma excelente chance de se firmar, apesar de também ser limitado na minha opinião, até hoje fez excelente jogos quando convocado. 
Na defesa falta definir o 2º nome, temos excelentes opções, como David Luiz e Dedé, e até bons jogadores ainda não testados, como Réver por exemplo. Thiago Silva é incontestável. O Marcelo precisa provar que não é mais um moleque, parar de perder a cabeça em momentos tensos durante os jogos e aprender a marcar melhor. Na direita, Rafael e Danilo seguem sendo boas opções, mas a titularidade deverá mesmo ser de Maicon ou Daniel Alves.

Os volantes são um problema, há pouca consenso sobre quem deveria ser a dupla de Ramires, Hernanes é um nome citado, mas que não esteve bem pela seleção nas escassas oportunidades, Lucas Leiva é o nome que parece estar na cabeça do Mano, mas Paulinho e Ralf devem ser testados também. Sandro apesar de não ter feito uma boa campanha é nome certo na cabeça de Mano Menezes, e espero que o Rômulo continue a ter chances, fez uma excelente campanha na minha opinião, considerando sua idade.

Hulk e Damião aproveitaram
No meio campo de criação, Oscar destronou PH Ganso, que após fazer corpo mole nos treinos não chegou nem a jogar, o próprio Mano revelou que ele não tinha problemas físicos, e agora sua carreira está em um momento crucial, mas no momento, ele não merece nem estar em um time grande, quanto mais na seleção. Lucas continua sendo um bom banco, mas precisa crescer ainda, espero que o PSG lhe traga boas coisas. Continuaremos vendo testes nesse setor, aposto inclusive na convocação de Kaká novamente. Willian do Shaktar merece uma convocação.

No ataque, Damião conseguiu provar novamente que é decisivo, só não estará na Copa se um desastre ocorrer. Pato segue sendo opção, mas precisa resolver seus problemas físicos. Hulk fez também uma excelente campanha, merece estar na seleção só pela vontade que demonstra em campo. Neymar continua sendo cobrado para ser o Messi brasileiro, patamar que ele não atingiu ainda, e pode ser que nunca chegue. Mas continua sendo decisivo, cria muitas jogadas e participa bastante, muitas das críticas são de pessoas que fecham os olhos e não enxergam que ele é um garoto em formação ainda.

Espero que essa cena não se repita em 2014
O Ouro não veio, mas talvez seja melhor assim, pois dessa forma ninguém fechará os olhos para os problemas que a Seleção apresenta, não estou totalmente infeliz com esse time, mas confesso que não vejo como um time campeão.
Depois dessa Olimpíada, confirmei minhas suspeitas de que o Mano Menezes não é um bom treinador para a Seleção, sua incapacidade de treinar um time que não passa o dia a dia juntos me assusta. Parece ter pouco conhecimentos das reais capacidades de cada um dos seus jogadores, ver ele improvisar o Alex Sandro em um setor que temos excelentes opções me pareceu loucura.

Infelizmente é o que temos para hoje, resta a todos nós, torcer.

0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.