quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Seleção Brasileira: qual o critério Mano?

Hoje foi anunciada a convocação da Seleção Brasileira para os dois amistosos que serão realizados em território nacional. Os jogos acontecerão nos dias 7 e 10 de Setembro, contra a Africa do Sul e a China, respectivamente.
Essa é a 1ª convocação depois da Prata nas Olimpíadas, e por algum motivo foram convocados apenas 22 jogadores, ao invés dos comuns 23, e estranhamente o Mano chamou 3 goleiros, além de outras bizarrices, como 3 laterais esquerdos e apenas 1 direito e também apenas um meia-armador e 5 volantes.

Será que teremos uma belíssima escalação com 4 volantes em campo? 

Goleiros

Aqui cabe repetir, por que em uma escalação de 22 jogadores, o nosso treinador chamou 3 goleiros? Por que não dar a 3ª vaga para um muitíssimo necessário meia-armador a mais?
Jefferson mereceu a convocação, tem feito partidas muito consistentes, e há quase 2 anos é tido como um dos melhores goleiros atuando nos gramados brasileiros. Diego Alves também, é um bom goleiro que vem atuando em altíssimo nível no campeonato espanhol há alguns anos já, infelizmente tem poucas oportunidades como titular. O estranho no ninho fica por conta de Cássio, sua convocação é estranha e questionável, apesar de ser um bom goleiro, campeão da Libertadores e peça importante da conquista, ainda não é titular de seu time nem há 6 meses, outros goleiros tão ou melhores que ele vem atuando em alto nível há mais tempo e são estranhamente esquecidos pelo técnico, como por exemplo, Diego Cavalieri e Fernando Prass.

Seleção do Brasileirão 2011
Defesas

Aqui foi uma convocação feliz e fácil do Mano, chamando os consistentes e unânimes Thiago Silva, David Luiz e Dedé, os três fazem parte de 95% da opinião pública, e com razão, já que são excelentes defensores. Alguém já parou para pensar em uma possível escalação com 3 zagueiros?
Réver é a convocação diferente, mas nunca estranha, o zagueiro do Galo mereceu voltar a ser chamado, alternando boas, ótimas e excelentes atuações há mais de 2 anos, é uma opção que não pode nunca ser esquecida.


Laterais

Nesse setor do campo creio que o Mano se equivocou, provavelmente trocou os nomes na hora da conferência, não sei. Mas nada me convence que é uma boa ideia chamar um 3º lateral esquerdo somente porque ele também 'pode' atuar pela direita. Marcelo e Daniel Alves, como sempre, mereceram a convocação e é difícil imaginar uma escalação em que eles não estejam presentes.
O pobre do Alex Sandro foi queimado pelo treinador nas Olimpíadas, mal usado, saiu deixando a impressão de que não é bom o suficiente, imagino que o Mano esteja chamando-o como um pedido de desculpas.
O Adriano não é um grande jogador, ele apenas atua em um grande time, e mesmo no Barcelona, continuará sendo banco, com a chegada do promissor Jordi Alba. Creio que o Mano quis testá-lo e para não deixar de chamar o Alex Sandro, enfiou goela abaixo dos torcedores a desculpa de que ele pode jogar pela direita também. Onde fica o Maicon nessa história? E o Rafael?

Meias

Se você já viu a escalação já sabe, foram 5 volantes convocados, cinco! E apenas um armador.
O polivalente Ramires e o substituo de Ganso, Oscar são figuras carimbadas e não é surpresa que voltem a ser chamados, agora companheiros de time no Chelsea, torçamos para que os dois se entrosem como nunca. Eu torci pela convocação do Rômulo, o garoto jogou bem nas Olimpíadas e merece outras oportunidades, tem muito potencial, por outro lado gostaria que o Sandro ficasse de fora, pelo menos até que voltasse a atuar bem pelo seu clube, mas como eu disse no post anterior sobre as Olimpíadas, duvidava seriamente que o Mano o deixasse de fora.
Paulinho e Arouca foram boas convocações, ambos vem jogando muito bem por seus clubes há um bom tempo já, e o primeiro mereceu voltar, enquanto o segundo finalmente terá a sua 1ª chance de defender a amarelinha, vamos ver o que podem dar para a Seleção.
Fica a nota aqui de que na vaga do 3º goleiro poderia ter sido chamado outro armador, como por exemplo, Diego do Werder Bremen e Willian do Shaktar. Não faz sentido deixar o Oscar sem reservas.



Atacantes

Creio que não preciso falar nada sobre Neymar, Lucas e Leandro Damião, os 3 são convocações unânimes, e junto com o Oscar, as 4 maiores promessas brasileiras. Hulk fez por merecer sua vaga, lutou como nunca nas Olimpíadas, e sua vontade de vencer transpira enquanto ele joga, deixá-lo de fora seria um crime.
Finalmente, Jonas, o último convocado. Não vou negar que ele mereça essa nova oportunidade, vem jogando muito bem desde que chegou no Valência, sendo decisivo e marcando alguns golaços de tempos em tempos. Entretanto não acredito que ele seja jogador suficiente para a Seleção, creio que ele apenas esteja vivendo uma excelente fase. Infelizmente, com a convocação dele, outros jogadores que deveriam ter oportunidades ficam de fora, como por exemplo o Fred, que ficou indignado com o treinador, e com razão.

Uma homenagem de um fã com os melhores momentos do Jonas no Valência
Tem outro aqui, com os melhores no Grêmio!

Vamos esperar os próximos jogos para ver o que o Mano irá nos trazer de surpresas, e continuar torcendo para esse time finalmente ter a cara de uma Seleção Brasileira digna!

0 comentários:

Postar um comentário

Participe!
Deixe seu comentário!

Não serão permitidos comentários ofensivos, preconceituosos ou que contenham Spam e conteúdo impróprio.